Início » Personalidades » Peter Lynch, a lenda de Wall Street

Peter Lynch, a lenda de Wall Street

Após construir uma carreira consolidada em Wall Street, Peter Lynch trouxe a ideia de que ganhar dinheiro com investimentos não é tão difícil assim.

Peter Lynch, hoje aposentado, foi gestor do Fidelity Magellan Fund, um dos mais famoso fundo de ações do mundo. Suas lições e histórias servem de inspiração até hoje para aqueles que procuram as melhores carteiras de ações.

Órfão de pai desde os sete anos de idade, ele tornou-se carregador de tacos de golfe em Boston. Lá ele prestava serviços para os maiores magnatas do mercado financeiro, e constantemente ouvia assuntos relacionados a dinheiro.

Jovem de classe média, Peter sempre teve o sonho de mudar de vida. Ainda no colegial o jovem já investia suas economias na compra de títulos.

Sempre interessado nas conversas dos bem sucedidos, ao entrar na faculdade procurou o conhecimento acadêmico que lhe impulsionaria para o sucesso.

Formação e mercado financeiro

Peter é formado em história, psicologia e filosofia. Ele também possui o título de mestre em administração de empresas.

Sua primeira experiência profissional no setor financeiro foi em 1966, aos 25 anos de idade, quando se tornou estagiário na Fidelity Investments. Ele permaneceu no negócio até 1977, quando, aos 33 anos, foi contratado como chefe do Magellan Fund.

Sob seu comando, o fundo aproveitou a grande alta do mercado americano de 1982 a 1987. Nessa época, ele tinha sob sua custódia mais de 1 bilhão de dólares em ativos.

Crash de 1987

No dia 19 de outubro de 1987, Peter enfrentou a sua maior queda da bolsa, 22,6% de perda. Esse dia ficou conhecido como a “Segunda-feira negra de Wall Street”.

Mesmo com tudo desmoronando sobre sua cabeça, Peter conseguiu adotar uma estratégia de recuperação que fez com que seu fundo se recuperasse totalmente cerca de 14 meses após a queda.

Seu livro: O Jeito Peter Lynch de Investir

Conhecido como o livro que todo investidor deveria ter, “O jeito Peter Lynch de investir” foi campeão de vendas nos EUA. A obra traz consigo noções exclusivas de investimentos baseados na história de vida e experiência de Peter.

O grande destaque do livro é trazer a informação de maneira clara até mesmo para quem não tem muita familiaridade com a área financeira. Peter Lynch sempre costumava dizer que as oportunidades de investimento são inúmeras para os leigos.

Conforme você avança na leitura a sensação não é de um livro chato e técnico, e sim de algo intimista, como estar tomando café da tarde com um amigo.

E, por último, mas não menos importante, enfatizo o terceiro capítulo, onde Peter nos ensina sua estratégia de longo prazo. Ele mostra suas características e seu modo de pensar, justificando porque seu método é considerado referência para quem quer êxito em seus investimentos.

Vinte anos nesse negócio me convenceram de que qualquer pessoa normal, utilizando os convencionais 3% do cérebro, pode escolher suas ações tão bem quanto – senão melhor – um especialista de Wall Street.

Peter Lynch

Você pode comprar o livro de Peter Lynch, intitulado de O jeito Peter Lynch de investir através do nosso link.

Deixe um comentário